sábado, 26 de abril de 2008

VIVER COM QUALIDADE DE VIDA, segundo o meu ponto de vista

É para mim muito importante tratar este tema, já que é um dos assuntos que mais me preocupo no dia a dia. Na verdade tenho sempre em mente já a alguns anos a preocupação em tentar viver em qualidade de vida, o qual não é fácil. Tal como mencionei na introdução, tenho há muito tempo o ideal das sociedades nórdicas como a Noruega, a Finlândia, Suécia e Dinamarca como referência. Para conseguir isso, obriga a grandes mudanças de mentalidades. O que equivale a mudanças de atitude, o que regra geral é rejeitado pela sociedade em que vivemos, e até no trabalho, amigos, família etc.
É minha convicção para quem defende esta maneira de estar na vida, não ver o dinheiro só como ganância, mas sim como útil para o dia a dia. Comprar os produtos necessários para a sua alimentação. Para vestir, calçar, adquirir a sua casa e até outros bens essênciais não desperdiçando a qualidade. Também usufruir tudo de bom que a vida nos dá, como a cultura, o conheçimento dos Povos, a educação dos nossos filhos etc. O que não sou capaz de entender é o contrário disto tudo. Imagine-se uma pessoa montar um negócio por exemplo, e o objectivo é ao fim de algum tempo já ser possuídor de boas viaturas, casas de luxo, enfim formas de vida bem luxuosas. Não é que eu veja estes luxus com maus olhos, mas normalmente estas pessoas pagam os ordenados minimos aos empregados, e não só. Ou seja enriqueçem em pouco tempo a custa de quem compra e de quem trabalha para eles. Não sou contra estes luxus repito de novo, mas pergunto se não seria melhor fazer o contrário. Montar o negócio, adquirir os empregados que necessita, telos como peça importante na sua loja. Considera-lo tão importante como o seu espaço de negócio e que para isso representaria um elemento tão importante como o seu espaço de negócio. A diferença é que demoraria muito mais tempo a adquirir o seu mercedes ou a sua quinta de luxo, mas ao mesmo tempo teria empregados a olharem o seu espaço de trabalho como um local a preservar. Como uma fonte do seu bem estar, e com a preocupação de fazer o melhor por ele já que dependeria mais tarde de nova remuneração, e assim integrava o tarbalho de maior eficiencia. Julgo ser bem evidente que assim seria.
Seria bom pensar que o empregado é tão necessário como escolher o melhor equipamento para o seu negócio. Estou convicto que assim estaria o empresário mais tranquílo pois conseguiria fazer uma vida melhor porque podia contar com o empregado até para todas as tarefas. O mesmo aconteceria para o empregado pois tinha todo interesse em se preocupar com o local de trabalho tal como o empresário. Basta ver como sucede nas outras sociedades.
Bem, mas efectivamente o tema é bem mais vasto a meu ver. É nem mais nem menos que a qualidade de vida. É minha convicção que se tivermos a preocupação que se praticarmos desporto ou exercício fisico pelo menos 3 vezes por semana regularmente, juntando uma alimentação equilibrada, ao fim de alguns meses que poderão ser longos conseguimos adquirir um estado fisico e psicológico muito favorável. Poderemos encontrar melhores respostas para as várias situações que nos surgem no dia a dia. As vezes até as mais conflituosas. Pode parecer estranho mas consegue-se uma maneira de estar muito equilibrada, o qual continuamos a dar importância aos problemas que nos surgem mas consegue-se gerir melhor o assunto mais pausadamente. Pensando muito bem no que se vai dizer ou fazer. Este é um facto muito real, pois desde que mudei a minha maneira de estar há 10 anos que optei por procurar sempre esta qualidade de vida. Nessa altura exagerava na bebida. Embora nunca bebesse em demasia. Vinho ao almoço e ao jantar, seguido de café e mais bagaço em ambas as refeições e por vezes mais o whiskey diáriamente. Claro que nunca foi em demasia, mas daquela forma era exagerado. Aliás hoje, embora beba alcool a refeição, e só a noite, defendo a tese que no horário laboral devia ser proíbido ingerir qualquer teor de alcool .
Era um fumador perfeito o qual 3 maços de tabaco por dia chegavam. Bife com batatas fritas diariamente, já para não falar na entremeada. Ainda hoje são comidas que muito gosto, mas só faço esta alimentação no intervalo de muitos dias. Opto sempre por comidas o mais natural possível, sem sal e açucares. Muitas vezes como comida vegetariana já que a minha filha como ambientalista que é enveredou também por esta alimentação . Foi também uma experiência alimentar que tive, pois é uma alimentação diferente e deixa-nos interiormente mais leves, e produz uma boa digestão.

Juntando a isto, consegue-se um desporto muito equilibrado. Se assim o entender , claro. Como a caminhada .Andar de bicicleta. E já tenho feito alguns exercicios de tirar o chapéu. Como por exemplo, em Janeiro fui com um amigo para a Serra do Gerês, 3 dias. Acampar, fazer caminhada e andar de bicicleta. Mas um grande objectivo meu era acampar com a temperatura a rondar os zero graus. Éramos os unicos no parque de campismo. Foi uma grande experiência e inesquecivel. Assim como já fui para Mértola, 3 dias a andar de bicicleta á volta do concelho. Foi simplesmente deslumbrante. Se visitarem o meu site para o efeito está comentado todos estes acontecimentos.
Mas tudo isto só é possivel pelo meu desejo de tentar uma qualidade de vida efectiva. E se quisermos até no trabalho se consegue enfrentar de uma forma mais positiva.
Um grande principio para isto é tentar estar sempre bem dispostos com alegria. Costumo até dizer com convicção esta frase que mantenho no" skype" ( ATRAVÉS DO HUMOR SE PRODUZ A BOA DISPOSIÇÃO). Talvez seja esta a base principal para tudo isto que aqui menciono. A QUALIDADE DE VIDA . E direi que é mesmo possível tudo isto. Quando saio para qualquer lado preocupo-me em contactar as pessoas. Observar os locais por onde passo, e daí tirar partido de algo de diferente nos outros locais. A arquitectura, Os museus, as praias . Gosto do Inverno, Verão , Primavera etc, quer esteja chuva ou Sól para mim é indiferente. Aprendi a gostar de quase tudo em geral. Enfim, sintetizando sinto-me filho de uma Natureza profunda, e frequentando já uma qualidade de vida ao meu estilo e tentando sempre na perfeição.
Para terminar porque o tema já vai longo, e dada a minha experiência julgo ser possivel a todos mesmo com pouco dinheiro tentar ter qualidade de vida. Basta querer. Basta saber gerir o tempo e o espaço. Basta respeitar os outros, mesmo que os outros não nos saibam respeitar. Basta ser uma pessoa simples. Acima de tudo, basta gostar de Nós em primeiro lugar.