domingo, 15 de novembro de 2009

A ALMA ESTÁ NO CÉREBRO. a obra de Eduardo Punset

Hoje terminei de ler um grande livro. É sempre para mim um grande prazer saber sempre mais sobre o nosso "disco rígido". A forma como processamos as nossas atitudes sempre relacionadas com o Cérebro. Ás vezes não damos tanta importância a ele mas tudo parte daí . O autor explica no ínicio que o tema é também para desmistificar a ideia de que a alma está no coração. Supostamente, ele mesmo, o coração subiria aos Céus segundo a religião, mas se fosse verdade seria sim o cérebro e nunca o coração.

Recomendo vivamente este livro para as pessoas que querem saber o PORQUÊ das coisas.
Pela importância vou também editar algumas partes que achei de interesse aqui neste espaço.

O autor termina o livro citando esta frase!!

...Observe com perspectiva e uma certa distância os grandes acontecimentos e não se esqueça de desfrutar das pequenas coisas.
pág.380


...A tendência pessoal para desfrutar da família, da casa, dos amigos e dos pequenos prazeres incomoda a sociedade no seu conjunto, porque os seus objectivos são globais, não individuais, e não têm nada que ver com a felicidade pessoal.
pág.377


e outras frases!!


...Há poucas pessoas que ganhem 3000 euros e que decidam ficar-se por aí para trabalhar menos e passar mais tempo com os amigos ou com a família. Ganharão mais, mas não poderão utilizar esse dinheiro em nada, porque todo o seu tempo estará investido na obtenção de dinheiro, não em gasta-lo ou aproveitá-lo com as pessoas que amam. O que é que prefere: ganhar 4000 euros por mês e não dispor de tempo ou ganhar 2000 euros e dispor de muitas horas livres.
pág.369


...Lembre-se disto, leitor: um copo de vinho fá-lo-á sentir-se muito bem; dois copos de vinho fá-lo-ão sentir-se maravilhosamente. Mas cem copos de vinho não farão com que se sinta cem vezes melhor: sentir-se-á pior. Uma das maldições da riqueza é que ela decepciona, já que não proporciona aquilo de que se estava à espera.
pag.369


...Se uma pessoa possui crenças, muito, muito fortes, será muito difícil eliminá-las e, claro está, será difícilimo, para sermos francos, introduzir novas crenças. Uma pessoa dogmática ou fanática, alguém que já esteja firmemente convencido de algo, será um pesadelo para quem lhe quer lavar o cérebro. No entanto, se um manipulador se depara com uma pessoa jovém, por exemplo, com uma pessoa que não descobriu ainda quem é na vida, ou que tem duvidas, que anda á procura de algo, mas não sabe bem o quê, essa pessoa será uma vítima maravilhosa.
pag. 140


...Será que você está a ser manipulado? É possível, porque uma empresa de publicidade ou um gabinete ministerial, numa sala de reuniões de um meio de comunicação ou no outro extremo do próprio escritório, haverá sempre pessoas que estarão a calcular como é que poderão conseguir que você pense aquilo que eles desejam que você pense. O ser humano tornou-se assim desde o primeiro momento em que começou a caminhar sobre o planeta Terra. A solução está no seu cérebro. Como nos dizia Kathleen Taylor: «Pare, Pense, Reflicta.»
pag. 146



----------------------------------------------------------------------------------



Numa formação de psicologia em Tomar
(alguns apontamentos com significado)


Psicologia significa pensar de forma diferente.
Decorar é um atentado contra a humanidade.
As coisas tem de ser sempre- SIMPLES, ESTÁVEIS E OBJECTIVAS.
As coisas simples é que são difíceis de atingir.
Motivação é igual a Emoção.
O bem mais democrático é o tempo.
Vale mais dar que receber. ( citado por António Damásio. cientista Português.)
Coeficiente inteligência emocional, significa "como eu penso"
Rámon Gomez de La Serra, escreveu. « O lápis escreve sombra de palavras.»
A água do rio que passa por baixo da ponte nunca é a mesma.
Todos nós somos iguais e temos telhados de vidro.



Sem comentários: