domingo, 24 de maio de 2020
OLHO EM FRENTE, mas não vejo nada. Oiço o barulho do mar, lá em baixo. Longe do ponto de partida. Longe do ponto de chegada. Porque aqui estou??? porque aqui vim???
- Porque aqui sou diferente.
Mais leve. Mais fluente. Mais igual a tudo, como tudo que aqui me rodeia.
Nevoeiro?, sim. Não deixa ver, mas deixa fluir tudo o que de bom se possa sentir. É como o carregar de "baterias". Sem vaidades.
Gosto de viver. Gosto do que faço.
JGJ
(em facebook janeiro 2019)
Etiquetas:
OLHO EM FRENTE mas não vejo nada.
segunda-feira, 11 de maio de 2020
HÁ ALGO EM MIM QUE AINDA NÃO ESTÁ CONCLUÍDO...
Ás vezes o que se me sobrepõe, é algo em que não acredito. E o que não acredito, de certeza, que também é algo que não valorizo, não gosto e não quero. A minha força interior tem de ser sempre maior que aquela que ás vezes, me quer sobrepor!!!
JGJ
(em facebook, maio 2020)
sábado, 9 de maio de 2020
terça-feira, 28 de abril de 2020
OS MAIS VELHOS TEM DE OLHAR PARA SI, E SE CULPAREM POR CHEGAR A ESSA IDADE??????
Teremos de chegar a esse ponto?
Quando temos a vida ativa normal de trabalho, sempre ambicionamos chegar aquela idade mais avançada, em que o objetivo é fazer aquilo que antes, no ativo, não o podíamos fazer. Felizes, porque vamos ter outra oportunidade, de estar mais tempo próximos da família, e amigos. Colocar o relógio de parte, porque o tempo de hora certa, para entrar ou saír do trabalho, passou!! Descobrir o Mundo possível. As cidades e vilas, ou aldeias que antes não havia tempo.
Olhamos a cara ao espelho todas as manhãs, as rugas crescem, dia a dia. Outras dores vão aparecendo numa qualquer parte do corpo. Vamos contando o tempo para trás, e para a frente. Vendo quanto falta para chegar até aquela idade mais crítica, dos oitenta, ou noventa. Mas nunca desistimos de viver. De estar próximo da família e amigos. De caminhar, por lugares em que sentimos que nos dão mais vida, e mais força. Talvez, numa altura mais cansados, mas sempre prontos a viver o dia que se segue, porque há sempre algo que se adapta á nossa maneira de viver, mesmo com idade avançada. Quando o sol nasce todas as manhãs... só o observar, desse novo sol que nasceu, para um novo dia, é um motivo para cá continuar a estar... vivos, com ou sem bengala... ou cadeira de
rodas. Porque vida, é um presente que Deus nos deu, e que nossos Pais abençoaram.
Chegámos a uma altura do nosso tempo, em que alguém decide que não podemos viver... Porque temos essa idade mais avançada. Cabelos brancos, e pele enrrugada. Talvez mais feios. Talvez mais sem interesse. Talvez mais ignorantes, julgarão alguns, ou quem decide essa mesma vida.
Será que para alguns, esses, que decidem que devemos partir... os mais velhos, porque olham os seus pais, ou seus avós, e são, ou foram pessoas paradas no tempo, em que não os acompanharam, ou não evoluíram nesse mesmo tempo, e por isso assim decidem? Eu mesmo, testemunho um caso comigo, em assunto de trabalho. Um colega mais novo, talvez por ter "cabelos brancos" e com receio de falar comigo disse, citando meu nome;
"Não sei como falar consigo, pois o Sr. tem a idade do meu pai". Pu-lo á vontade citando que o patrão era o mesmo, e ali tínhamos que cumprir as tarefas de cada um de nós, independentemente das diferenças das nossas idades.
Por tudo isto e refletindo, hoje, o nosso dia a dia, em que a pandemia nos perturba a vida, obrigando a ficar confinados em casa, e alterando os hábitos e modos de vida, custa-me que alguém faça tais opções de vida de outros, mesmo sabendo que os ventiladores não chegam para todos. Mas para mim, que somos todos iguais, desde que se nasce até morrer. Morrer sem poder escolher, mesmo que haja ou não ventilador para sobreviver, não seja o mais correto. Não podemos esquecer aqueles que tem 80 anos ou mais, o prazer que tem ainda de viver a vida. Porque ter mais idade, mesmo aquela a que cheguei até hoje, por tudo o que fiz, e que faço, dá-me um enorme prazer, de ter vivido todos estes meus anos, e tudo faço para contabilizar mais alguns, os que Deus me deixar, e puder, mesmo com as tais dores, ou insuficiência próprias que surjam na minha saúde.
JGJ
(em facebook, 20 abril 2020. tempo de pandemia)
NÃO GOSTO!!!
Não gosto de estar muito tempo ao pé de pessoas que só reclamam, e só discutem por tudo e por nada. As outras que assim não são... são mais positivas, mais alegres. Com mais garra para o que der e vier. Porque as pessoas negativas, o seu olhar, e a sua face contorcida de negativismo, por vezes transmite e contamina ao outro a mesma forma de estar... negativa
JGJ
(em facebook 29 abril 2019)
O VÍRUS AINDA Á POUCO CHEGOU....
mas quando for embora, de certeza que nada ficará na mesma, como antes da crise. A Europa não será a mesma, mas o Mundo também mudará. E as grandes potências... essas, como poder no mundo, irão mudar de mãos. Outros países irão ser bem mais fortes que os habituais. Desta vez os países do costume não venderam armas ao inimigo, e também não o invadiram, mas ficaram todos de boca aberta, a observar o inimigo a entrar-lhes pela porta adentro, e a solução foi... obrigar os seus "militares" a fecharem-se em casa... e se saírem serão multados. Nem a Europa da União reconhece os seus amigos...países que sofrem tal invasão. O inimigo conseguiu adiar o Mundo. Tudo o que estava com data marcada até ao verão, ficou adiado, mas sem nova data... talvez, porque não sabem como, nem quando o conseguem derrotar. Um Mundo adiado...assim se pode dizer. Só se ouve, "fique em casa". Hoje um veículo passou na minha rua com alto som, dizendo... " não pode saír de casa. É crime saír de casa"!!! É estranho ver as ruas sem gente, ou não se ouvir o roncar dos carros, ou o barulho, da azáfama do dia a dia.
JGJ
(EM FACEBOOK 28 MARÇO 2020)
(EM FACEBOOK 28 MARÇO 2020)
domingo, 26 de abril de 2020
GOSTO DO VERDE POR ONDE CAMINHO.
Gosto do verde por onde pedalo.
Gosto do verde por onde corro.
Gosto do ancião, e quem por mim passa, e me consola com o seu sorriso.
Gosto da terra, pura,que atravesso com as suas pontes e ruelas, com suas casas em bloco de pedra, erigidas.
Gosto da simplicidade das pessoas, e das coisas, que se atravessam no meu caminho.
Mas meu gosto agora quebrado, pelo vírus que me fechou, no meu castelo, há-de abrir as portas para continuar o meu gosto... Pelas coisas...Pela Natureza.
JGJ
( em facebook, abril 2020)
Etiquetas:
Gosto do verde por onde caminho...
terça-feira, 21 de abril de 2020
quarta-feira, 15 de abril de 2020
GOSTO DE OUVIR O "BARULHO" DA ÁGUA... a escorrer ribeira abaixo.
Gosto, quando no silêncio da natureza, oiço a água.
Apurando o ouvido percebemos que Ela, a água, está a falar connosco, como se nos estivesse a dizer...
Apurando o ouvido percebemos que Ela, a água, está a falar connosco, como se nos estivesse a dizer...
- Olha que sem mim, tu não és nada!!! Tu és setenta por cento de mim...que sou água.
Depois, junto ao mar, ouvem-se as ondas umas vezes tão mansinho, que dá para observar os peixes nadando. Outras vezes bem mexido, com grandes ondas capazes de destruir tudo como um tsunami.
POR ISSO EU DIGO... A ÁGUA É UMA FONTE VIVA QUE CONVERSA CONNOSCO, COMO UMA PESSOA..É VIDA. É ALIMENTO QUE MORA CONNOSCO EM NOSSA CASA... EM TODO O LADO
JGJ
(em facebook 18 abril 2018)
segunda-feira, 23 de março de 2020
QUANDO OLHO A RUA...
Vejo o Sol, a brilhar, lindo, de primavera. Mas ao mesmo tempo uma nuvem negra, bem escura, sem gente, na rua, de medo, como se fosse uma guerra... com armas!!!!
JGJ
(em facebook, 23 março 2020. em quarentena)
JGJ
(em facebook, 23 março 2020. em quarentena)
Etiquetas:
QUANDO OLHO A RUA... vejo o sol a brilhar...
Subscrever:
Mensagens (Atom)