terça-feira, 28 de abril de 2020


OS MAIS VELHOS TEM DE OLHAR PARA SI, E SE CULPAREM POR CHEGAR A ESSA IDADE??????
Teremos de chegar a esse ponto?
Quando temos a vida ativa normal de trabalho, sempre ambicionamos chegar aquela idade mais avançada, em que o objetivo é fazer aquilo que antes, no ativo, não o podíamos fazer. Felizes, porque vamos ter outra oportunidade, de estar mais tempo próximos da família, e amigos. Colocar o relógio de parte, porque o tempo de hora certa, para entrar ou saír do trabalho, passou!! Descobrir o Mundo possível. As cidades e vilas, ou aldeias que antes não havia tempo.
Olhamos a cara ao espelho todas as manhãs, as rugas crescem, dia a dia. Outras dores vão aparecendo numa qualquer parte do corpo. Vamos contando o tempo para trás, e para a frente. Vendo quanto falta para chegar até aquela idade mais crítica, dos oitenta, ou noventa. Mas nunca desistimos de viver. De estar próximo da família e amigos. De caminhar, por lugares em que sentimos que nos dão mais vida, e mais força. Talvez, numa altura mais cansados, mas sempre prontos a viver o dia que se segue, porque há sempre algo que se adapta á nossa maneira de viver, mesmo com idade avançada. Quando o sol nasce todas as manhãs... só o observar, desse novo sol que nasceu, para um novo dia, é um motivo para cá continuar a estar... vivos, com ou sem bengala... ou cadeira de
rodas. Porque vida, é um presente que Deus nos deu, e que nossos Pais abençoaram.
Chegámos a uma altura do nosso tempo, em que alguém decide que não podemos viver... Porque temos essa idade mais avançada. Cabelos brancos, e pele enrrugada. Talvez mais feios. Talvez mais sem interesse. Talvez mais ignorantes, julgarão alguns, ou quem decide essa mesma vida.
Será que para alguns, esses, que decidem que devemos partir... os mais velhos, porque olham os seus pais, ou seus avós, e são, ou foram pessoas paradas no tempo, em que não os acompanharam, ou não evoluíram nesse mesmo tempo, e por isso assim decidem? Eu mesmo, testemunho um caso comigo, em assunto de trabalho. Um colega mais novo, talvez por ter "cabelos brancos" e com receio de falar comigo disse, citando meu nome;
"Não sei como falar consigo, pois o Sr. tem a idade do meu pai". Pu-lo á vontade citando que o patrão era o mesmo, e ali tínhamos que cumprir as tarefas de cada um de nós, independentemente das diferenças das nossas idades.
Por tudo isto e refletindo, hoje, o nosso dia a dia, em que a pandemia nos perturba a vida, obrigando a ficar confinados em casa, e alterando os hábitos e modos de vida, custa-me que alguém faça tais opções de vida de outros, mesmo sabendo que os ventiladores não chegam para todos. Mas para mim, que somos todos iguais, desde que se nasce até morrer. Morrer sem poder escolher, mesmo que haja ou não ventilador para sobreviver, não seja o mais correto. Não podemos esquecer aqueles que tem 80 anos ou mais, o prazer que tem ainda de viver a vida. Porque ter mais idade, mesmo aquela a que cheguei até hoje, por tudo o que fiz, e que faço, dá-me um enorme prazer, de ter vivido todos estes meus anos, e tudo faço para contabilizar mais alguns, os que Deus me deixar, e puder, mesmo com as tais dores, ou insuficiência próprias que surjam na minha saúde.
JGJ

(em facebook, 20 abril 2020. tempo de pandemia)

Sem comentários: